Por Sabrina Scarpare - jornalista freelancer com foco em storytelling e criação de conteúdo com IA.
Fernanda Brocardo, formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Maringá em 2010, é diretora de Projetos e Inovação da Stecla Engenharia Gerenciadora de Projetos e Obras e professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Natural de Segredo, no interior do estado, a profissional vive em Curitiba há mais de 30 anos, onde construiu uma carreira sólida e inovadora na área da construção civil. Fernanda possui especialização em Gerenciamento de Obras e mestrado em Gestão da Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná. Sua trajetória é marcada pela busca constante por novas tecnologias e metodologias, com destaque para a implementação do BIM (Building Information Modeling).
Desde o início de sua carreira, ela se interessou por inovações tecnológicas. "Quando comecei meus estágios, procurei empresas que já estavam inovando com o BIM, pois sempre fui fascinada pelo impacto que essa metodologia pode trazer, tanto na colaboração entre profissionais quanto na transformação das cidades." Seu primeiro estágio foi em uma empresa pioneira na implementação de novas tecnologias, onde ela participou de um grupo de trabalho da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura e Urbanismo do Paraná. Paralelamente, realizou uma pesquisa sobre a implantação de tecnologias na construção civil, o que a levou a ser convidada para dar aulas em universidades, área na qual atua até hoje.
Aos 25 anos, Fernanda ingressou na área acadêmica em um curso tecnólogo da Universidade Positivo, capacitando profissionais para atuar com essas tecnologias. Em 2015, prestou concurso para o Exército Brasileiro e foi aprovada como arquiteta, atuando por sete anos. "No Exército, trabalhei como coordenadora de projetos para os estados do Paraná e Santa Catarina, utilizando metodologias ágeis e o BIM no sistema de obras militares. Foi uma experiência transformadora, especialmente por participar de uma fase de mudanças significativas para a inclusão de mulheres no corpo técnico." Durante esse período, Fernanda conheceu a responsável pelo Women in BIM na América Latina, o que foi essencial para sua transição de carreira e para enxergar o potencial de aplicar novas metodologias em nível internacional.
Em 2022, Fernanda decidiu voltar para a iniciativa privada e assumiu uma posição na Stecla Engenharia, inicialmente como gerente de projetos. "Quando entrei, a vaga não estava vinculada a novas tecnologias, mas percebi a necessidade de implementar o BIM na empresa. Em pouco tempo, montamos um setor focado em inovação." A Stecla Engenharia, que atua na gestão de obras desde 1998, tem como clientes grandes empresas como Grupo Boticário, Electrolux, Neodent, Volvo, além de hospitais e outros clientes. "As tecnologias ajudam na gestão de todas as etapas e de todos os envolvidos nos processos, trazendo mais eficiência e qualidade."
No início deste ano, Fernanda foi promovida a diretora de Projetos e Inovação, um marco em sua carreira. "Foi uma surpresa, pois meu perfil é diferente dos demais profissionais. Mas acredito que essa promoção reflete a abertura para a diversidade e a valorização das melhorias que a tecnologia traz para o setor." Com a metodologia BIM, a Stecla tem conquistado novos clientes e estruturado projetos piloto para implementar a metodologia de forma estratégica. "Estamos mudando os fluxos de trabalho, os entregáveis e os produtos que oferecemos aos clientes, tornando o setor de apoio às obras e projetos muito mais eficiente."
Assumir uma posição de liderança em um setor historicamente dominado por homens foi desafiador, mas Fernanda encontrou inspiração em referências como o livro Faça Acontecer, da escritora Sheryl Sandberg, que aborda as barreiras enfrentadas por mulheres em posições de destaque. "Muitas vezes, imaginamos que não estamos preparadas para assumir certas responsabilidades, quando na verdade estamos. Para me ajudar nesse processo, procurei uma empresa de marketing para trabalhar meu branding pessoal. Nunca tinha pensado na minha carreira de forma estratégica, e isso abriu muitas portas."
Fernanda acredita que a diversidade no time é uma grande vantagem. "Ter diferentes visões e um ambiente colaborativo melhora a comunicação, traz mais segurança e contribui para soluções inovadoras. Isso reflete diretamente nos resultados e na forma como o mercado nos enxerga."
Participar do evento Women in BIM em São Paulo é muito especial para ela. "Desde a primeira edição em Belo Horizonte, é gratificante participar. O evento traz diferentes olhares sobre nossa atuação, carreira, sustentabilidade e o ambiente de trabalho. É uma troca de experiências prática e uma ponte entre profissionais do setor." Ela também destaca o papel da MAPData NTI em oferecer ferramentas que facilitam a integração e geram impactos positivos em projetos e obras.
Equilibrar a vida pessoal e profissional é um desafio constante. "É difícil separar as duas coisas, mas é essencial cuidar do corpo, da família e da base da nossa pirâmide. Na Stecla, estamos fazendo um curso sobre equilíbrio, pois não tem como crescer sem cuidar da saúde, alimentação e exercício. Minha família e amigos fazem parte desse propósito." Mãe de um menino de cinco anos, Fernanda valoriza o tempo com ele, com sua família, e com o marido, que sempre a apoiou, especialmente durante sua transição de carreira. "A maternidade mudou muito minha visão sobre equilíbrio."
Entre seus hobbies, Fernanda destaca a corrida, que pratica desde o tempo no Exército. "É um esporte acessível, basta um tênis e um lugar para correr. Vou participar da meia maratona de Curitiba em novembro." Ela também gosta de passar tempo na natureza, especialmente em sua chácara, onde leva o filho para brincar e explorar. "Ir a parques, fazer piqueniques e estar em contato com a natureza são momentos que valorizo muito."
Fernanda tem grandes objetivos para o futuro. "Quero impactar positivamente os resultados que trazemos para a sociedade, consolidar meu novo cargo e ajudar os clientes da Stecla a superar os desafios complexos da construção civil. Também quero aproveitar a jornada e curtir cada etapa." Ela acredita que o futuro do BIM será dinâmico, com mudanças impulsionadas pela Internet das Coisas e pela Inteligência Artificial. "A interação humana continuará sendo essencial, mas evoluiremos mais rápido para nos adaptarmos às novas tecnologias."
Para os profissionais que estão começando na área de arquitetura, engenharia e construção, Fernanda deixa um conselho: "Mantenham a mente aberta para novas tecnologias e metodologias. Estejam preparados para trabalhar no mundo digital e virtual, mas sem perder a essência colaborativa e humana. É isso que impulsiona os resultados."
Women in BIM
Women in BIM é uma rede diversificada de profissionais do sexo feminino na indústria de AEC dedicada a apoiar mulheres em funções relacionadas ao BIM para habilidades, educação e progressão na carreira. A WIB é bem-sucedida em capacitar mulheres em todo o mundo, fazendo contribuições revolucionárias para o desenvolvimento digital do ambiente construído.
Em 2025 a MAPData NTI integra o ecossistema de apoiadores do evento. E visando fomentar a iniciativa desenvolveu uma série de entrevistas com parceiras que fazem a diferença no universo BIM brasileiro. Para saber mais sobre e garantir a sua participação no evento de São Paulo em 28 de agosto, acesse: womeninbim.org/pt/women-in-bim