Por Sabrina Scarpare - jornalista freelancer com foco em storytelling e criação de conteúdo com IA.
Camilla Ayrolla é engenheira civil e coordenadora do Núcleo BIM na Direcional Engenharia. Aos 29 anos, natural de Ouro Fino, no sul de Minas Gerais, Camilla construiu uma trajetória marcada por desafios, dedicação e paixão pela construção civil. Formada em Engenharia Civil pela Universidade Fumec, em Belo Horizonte, ela também possui MBA em Gestão de Projetos pela USP em Piracicaba e uma pós-graduação de Processos BIM em Edificações pela Fumec. Além disso, realizou um Master Internacional em BIM Management com foco em infraestrutura na Zigurat / Universidade de Barcelona.
Atualmente, Camilla lidera o Núcleo BIM na Direcional Engenharia, onde atua como Head BIM na consolidação do BIM em nível corporativo. Atua fortemente na capacitação das equipes internas, estruturando programas de treinamento, promovendo uma cultura BIM sólida e colaborativa ao alinhar tecnologias, processos e pessoas aos objetivos de alto desempenho da companhia. Além da liderança técnica em BIM, exerce papel estratégico na transformação digital da empresa, contribuindo ativamente para iniciativas de inovação à construção civil. Ela destaca a importância de parcerias com empresas como MAPData NTI e Autodesk, que apoiam fortemente na expansão dos usos das tecnologias na Direcional.
Camilla conta que sua escolha pela engenharia civil foi inesperada. "Minha família é da área do direito e sempre tive o sonho de seguir o mesmo caminho. No entanto, sempre gostei de exatas, desafios, raciocínio lógico além de ser apaixonada pela construção civil. Uma semana antes do vestibular, ao refletir sobre o que eu almejava para o meu futuro, desenhei um novo propósito de fazer a diferença na vida das pessoas por meio da construção civil, sendo assim percebi que a carreira no direito já não fazia mais sentido." Apesar do susto inicial, seus pais alertaram sobre os desafios de ser mulher em um setor tradicionalmente masculino, mas apoiaram na decisão e forneceram todo o suporte. "Prometi a eles que iria me dedicar ao máximo e não os decepcionaria por ter tomado essa decisão."
Aos 17 anos, Camilla ingressou na faculdade e enfrentou diversos desafios. "Conseguir um estágio não foi fácil, mas nunca desisti. Durante a graduação, estagiei em obra e fiquei surpresa positivamente por nunca ter enfrentado falta de respeito." Após sua formação, identificou a necessidade de aprofundar a vivência prática no setor da construção civil, especialmente no ambiente de obra. Foi então que, aos 22 anos, fundou sua própria construtora, o que proporcionou uma base sólida no quesito técnico e de gestão. “Sou muito grata a toda a equipe envolvida por compartilhar comigo valiosos aprendizados do canteiro de obras. Participar ativamente desde a fase de desenvolvimento e aprovação dos projetos, passando pelo planejamento e orçamento da obra, até a execução de todas as etapas construtivas me proporcionou uma visão ampla e estratégica da construção civil”. Essa vivência consolidou sua capacidade de liderar com eficiência e de tomar decisões ágeis e mais assertivas em todas as fases do processo construtivo.
Com busca contínua em capacitação profissional, Camilla decidiu realizar um MBA em Gestão de Projetos e mesmo antes de finalizá-la, descobriu através de um professor que iria abrir a primeira turma de pós-graduação em BIM na Fumec. "No primeiro dia de aula, tive a certeza que era isso que eu queria para a minha vida profissional”. A partir disso, Camilla tomou a difícil, porém estratégica, decisão de encerrar as atividades na construtora para se dedicar integralmente ao BIM. Naquele momento, o mercado ainda apresentava poucas oportunidades em BIM, o que tornou sua transição profissional um desafio significativo. “Mesmo enfrentando essas dificuldades, nunca desisti e continuei me dedicando arduamente nos estudos, sendo profundamente grata a toda minha família pelo apoio nesses momentos. A minha persistência chamou a atenção de um professor da pós-graduação, que reconheceu meu comprometimento e me convidou para trabalhar na sua empresa, referência no uso do BIM. A partir de então, passei a atuar com grandes responsabilidades, assumindo a coordenação de modelos BIM multidisciplinares e o planejamento 4D de projetos de grande porte”.
Camilla também acumulou experiências relevantes atuando em consultorias especializadas em BIM, o que contribuiu de forma significativa para o aprofundamento de sua expertise na implantação da metodologia em diferentes contextos empresariais. "A metodologia BIM representa um processo integrado, colaborativo e de ampla complexidade, que envolve a capacitação de pessoas, o uso de tecnologias específicas e a definição de processos e políticas alinhados à realidade de cada organização. A atuação na área da consultoria me proporcionou a oportunidade de promover mudanças de ponta a ponta, atuando de forma estratégica em diversos setores das empresas e impulsionando transformações estruturais significativas”. Um projeto marcante desse período foi sua participação no BIM Fórum Brasil Educa com o curso BIM Colaborativo. "Foi uma experiência fantástica, com alunos de todo o Brasil. Ver a transformação na vida deles e a constante troca de experiências de grandes alunos foi muito gratificante."
No final de 2023, surgiu a oportunidade e Camilla ingressou na Direcional Engenharia. “Atuar na Coordenação do Núcleo BIM da Direcional foi um grande desafio, visto que se trata de uma empresa consolidada no mercado, com um grande número de obras em execução e, qualquer mudança proposta impactaria diretamente não apenas no aspecto financeiro, mas também nas adaptações dos colaboradores. O ponto fundamental para o sucesso desse processo foi o alinhamento constante com a diretoria e os gestores quanto ao planejamento estratégico, metas, oportunidades de melhorias e resultados esperados. Sou muito grata aos meus líderes pela confiança em mim depositada, tanto como pessoa quanto como profissional, e à equipe do Núcleo BIM, que compartilhou comigo esse grande propósito e embarcou nessa jornada intensa, porém transformadora. A partir dessa oportunidade, conseguimos reestruturar processos, consolidar padrões, implementar novas tecnologias e, em menos de dois anos, já obtemos resultados expressivos, tornando o BIM parte integrante do DNA da Direcional. Embora ainda tenhamos grandes projetos em desenvolvimento e novos desafios por vir, seguimos com uma atuação pautada na melhoria contínua, inovação e fortalecimento da cultura digital na companhia.”
Assumir um cargo de liderança em um setor dominado por homens foi desafiador, mas ela nunca desistiu. "Sempre fui colocada na linha de frente, acredito que pelo meu perfil de responsabilidade e saber lidar bem sob pressão. Já enfrentei muitas resistências, mas fui quebrando barreiras com educação, humildade e persistência."
Camilla está animada para participar do evento Women in BIM em São Paulo. "É uma honra receber o convite da MAPData NTI para compartilhar minha singela história. É uma oportunidade de refletir sobre minha trajetória em um universo onde as mulheres ainda enfrentam barreiras para serem reconhecidas. Mas estamos mudando essa história com muita humildade e dedicação. É incrível ver o poder das mulheres e o que estamos conquistando em um ambiente tão masculino como a construção civil e a tecnologia."
Na vida pessoal, Camilla reconhece a importância de buscar um equilíbrio mais saudável entre trabalho e vida pessoal. “Me dediquei intensamente à carreira e abri mão de muitas coisas para construir minha trajetória.” Ela encontra momentos de desconexão em hobbies como a gastronomia, as viagens e, sobretudo, no tempo de qualidade com a família. "Meu sonho é ter saúde para aproveitar a vida com as pessoas que amo.” No âmbito profissional, seu propósito é claro: transformar vidas na construção civil por meio da aplicação da metodologia BIM. Ela finaliza com uma frase inspiradora do arquiteto Oscar Niemeyer: "A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem." Camilla acredita que as mulheres enfrentam mais desafios, mas não existem limites para o que podemos conquistar. “Sonhe alto, tenha fé e mantenha o foco, pois o seu lugar é onde quiser chegar.” Ela é grata por todos que a apoiaram em sua trajetória, incluindo primeiramente a sua família, mestres, professores, colegas de profissão e a Direcional Engenharia, que contribuíram significativamente para sua caminhada.
Women in BIM
Women in BIM é uma rede diversificada de profissionais do sexo feminino na indústria de AEC dedicada a apoiar mulheres em funções relacionadas ao BIM para habilidades, educação e progressão na carreira. A WIB é bem-sucedida em capacitar mulheres em todo o mundo, fazendo contribuições revolucionárias para o desenvolvimento digital do ambiente construído.
Em 2025 a MAPData NTI integra o ecossistema de apoiadores do evento. E visando fomentar a iniciativa desenvolveu uma série de entrevistas com parceiras que fazem a diferença no universo BIM brasileiro. Para saber mais sobre e garantir a sua participação no evento de São Paulo em 28 de agosto, acesse: womeninbim.org/pt/women-in-bim .