Google+
spinner Carregando...

MAPData Caso de Sucesso
Germek

Prototipagem Digital e Gerenciamento de Documentação.
Ganho de tempo e resultados comprovados.

Banner

A empresa Hidromecânica Germek adotou em 2008 o modelo de Prototipagem Digital Autodesk quando adquiriu a solução Autodesk Inventor.

Desde então, optou por implementar o software e utilizar os recursos em sua totalidade, contratando os serviços MAPData de treinamento, modelagem e análises 3D e mais recentemente, a implantação do Autodesk Vault - Gerenciador de documentos de engenharia.

Modelo Germek

O início...
Visitando a Feira da Mecânica 2008, em São Paulo, a equipe de engenharia da Germek conheceu o Autodesk Inventor através da MAPData.

Após avaliar as principais funcionalidades e os benefícios da solução, optaram por comprar 1 (uma) licença. Hoje a base da empresa evoluiu.

A decisão pela escolha foi acentuada pelo fato de que o software tem o excelente suporte técnico integral da MAPData, o que auxilia na implantação do modelo 3D de projetos, e, assim, optou-se pela aquisição da solução.

"(...) Notamos que o Inventor tinha uma forma de trabalho mais dinâmica e intuitiva, facilitando a migração dos arquivos 2D para o 3D Inventor," destacou Gomes.

Modelo Germek

Após a implantação, outros serviços MAPData agregaram valor ao produto. Além do treinamento da equipe, foram feitas diversas customizações através de horas técnicas para análises de elementos finitos (FEA), ferramentas de tubulação, entre outros. Foi um grande passo quando todos os projetos passaram a ser desenvolvidos totalmente no Inventor. Para Gomes, com a adoção total da tecnologia, foi possível notar que o programa proporciona uma padronização maior na utilização de peças, o que, consequentemente, diminui retrabalhos.

Com o passar do tempo e com a experiência adquirida no software, retrabalhos foram minimizados, devido à riqueza de detalhes e informações que o Inventor proporciona.

  • Lista de materiais: Antes da implantação integral da solução AutoCAD Inventor, a lista de materiais era feita manualmente e era passível de erros. Hoje o Inventor fornece automaticamente a lista e é encaminhada ao departamento de compras sem a interferência humana, o que possibilita a diminuição de problemas, como por exemplo, a falta de peças ou um estoque desnecessário delas.
  • Agilidade: O tempo de desenvolvimento dos projetos caiu consideravelmente. Além disso, ficaram mais confiáveis.
  • Utilização do módulo FEA - Simulação por elementos finitos: Com o módulo de análise e simulação, houve a redução de custos de materiais.
  • Tubulação: O módulo de tubulação possibilitou atender projetos de fabricação de sistemas de combate a incêndios mais complexos, expandindo os negócios da empresa, desde clientes de moto bombas até as tubulações prontas.

Resultados comprovados, implantação completa. Autodesk Vault
Em Julho de 2010, optou-se por gerenciar os arquivos de projetos com a ferramenta do software AutoCAD Inventor para tal função - Autodesk Vault. A decisão foi tomada por detectarem problemas com a perda de arquivos e consequentemente, corrompimento de desenhos. Na avaliação geral, após a implantação do Autodesk Vault, a Germek não mais apresentou o problema de perda dos arquivos.

Mini Tabela

O principal benefício foi a possibilidade de fazer cópias de uma montagem com facilidade e segurança. "(...) Com este benefício tivemos um ganho de tempo muito grande na entrega dos projetos", garante Samuel Gomes. A empresa relata que houve uma melhoria de 40% na entrega de projetos no prazo. Veja Tabela comparativa.

O futuro
"(...) A ideia é implementar um departamento de projetos maior. Nosso sonho não é apenas fazer projetos para uso interno, mas, no futuro, implementar um grande departamento de engenharia. A MAPData, suas soluções e serviços oferecidos serão grandes aliados na realização desse projeto", finaliza Ruy Fernando Germek - Diretor Germek.